quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

O violoncelo Montagnana de Suggia


Para a elaboração do programa desta semana, sobre Guilhermina Suggia, procurámos esclarecimentos pela Câmara Municipal do Porto relativos ao violoncelo Montagnana, que Suggia legou ao Conservatório do Porto (em 1950 tutelado pela edilidade) e sobre cuja situação subsistem dúvidas. As respostas já não chegaram a tempo de serem incluídas no programa - mas aqui ficam:

"O violoncelo Montagnana tem vindo a ser tocado regularmente desde 2004 pelo violoncelista José Augusto Pereira de Sousa, último vencedor do Prémio Guilhermina Suggia e chefe de naipe da Orquestra do Porto. Prevê-se neste mês de Fevereiro mais uma apresentação pública. Recorda-se que foram já editados 2 CDs com as suites de Bach tocadas no violoncelo. Poderá ser tocado por outros violoncelistas mediante propostas a analisar pela Câmara Municipal do Porto."

Quanto ao Prémio Suggia, que a violoncelista determinou, no seu testamento, que deveria ser realizado anualmente, entre alunos de violoncelo do Conservatório do Porto, mas do qual tiveram lugar apenas 5 edições, a última das quais em 1986, Raul Matos Fernandes, da Direcção Municipal de Cultura da Câmara do Porto refere que "o Prémio Suggia não está nem poderia estar extinto. Existe proposta de reformulação do Regulamento, a aprovar em 2008, face às alterações no ensino da música".

Ficamos à espera...