sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Espólio de Joly Braga Santos doado à Biblioteca Nacional


No próximo dia 17 de Fevereiro, pelas 16h00, terá lugar na Biblioteca Nacional de Portugal a assinatura do Termo de Doação do Espólio de Joly Braga Santos. O documento será firmado pela Família e pelo Director-Geral da Instituição, em representação das partes. A cerimónia contará com a presença da Secretária de Estado da Cultura, Paula Fernandes dos Santos.

O espólio documental agora doado é constituído por mais de 100 obras em versão manuscrita, constituídas por música instrumental sinfónica e de câmara, música para piano, para canto e piano, para coro, música de bailado, ópera radiofónica e bandas sonoras para cinema de ficção e documental. Contém, ainda, cadernos de apontamentos, cerca de 500 espécies impressas (livros, partituras, programas de concertos) e ainda algumas cópias manuscritas de obras de outros autores (algumas com dedicatória) como Fernando Lopes Graça e Alberto Ginastera, entre outros.

Embora a obra de Joly Braga Santos tenha uma projecção nacional e mundial de grande notoriedade, a doação deste espólio à Biblioteca Nacional de Portugal representa para músicos e para investigadores a possibilidade de contactar directamente com os manuscritos do compositor, explorando assim aspectos menos conhecidos da sua produção musical, bem como do seu método de trabalho e do seu processo criativo.

O espólio agora entregue será, futuramente, completado com documentação de carácter biográfico, da qual se destaca a correspondência trocada com músicos portugueses com quem manteve uma relação de recíproca admiração como Fernando Lopes Graça, Luís de Freitas Branco ou Álvaro Cassuto.

Para mais informações, por favor, contacte-nos através do endereço bn.csocial@bnportugal.pt ou dos telefones: 21 798 2167/68.

Texto: Biblioteca Nacional