sábado, 21 de novembro de 2009

8º Workshop da Orquestra Gulbenkian

No âmbito do programa de incentivo à criação musical, a Fundação Calouste Gulbenkian (Serviço de Música) promove a realização do 8º Workshop da Orquestra Gulbenkian para jovens compositores portugueses, que terá lugar de 16 a 20 de Fevereiro de 2010, na sede da Fundação. O concerto final do Workshop será aberto ao público e realiza-se no Grande Auditório da Culturgest (20 de Fevereiro, 21:00), sob a direcção de Joana Carneiro.

Podem candidatar-se compositores de nacionalidade portuguesa nascidos após 1 de Janeiro de 1975, devendo os mesmos submeter à Fundação obras ainda não executadas em público e cuja instrumentação esteja abrangida pelo efectivo da Orquestra Gulbenkian: Madeiras: 3 fl., 3 ob., 2 cl., 3 fag. Metais: 4 tr., 3 tpt. Percussão: 1 executante. Cordas: 14 vl. I, 12 vl. II, 9 vla, 8 vcl., 5 ctb.(Excluem-se as obras com componente electrónica). Têm consideração preferencial os compositores mais jovens, ainda sem experiência orquestral ou em início de carreira, e/ou cujas obras não tenham sido apresentadas em anteriores edições do Workshop.

As partituras devem ser submetidas já impressas (encadernação com argolas, formato B5 ou A3) e com boas condições de serem executadas.Os compositores cujas obras sejam seleccionadas deverão, posteriormente, providenciar as respectivas partes orquestrais para a sua execução pela Orquestra Gulbenkian. As partituras devem ser entregues na recepção da Fundação ou enviadas ao Serviço de Música por correio (Av. de Berna, 45-A, 1067-001 Lisboa), até 10 de Dezembro de 2009, acompanhadas de: curriculum vitae; lista de obras do compositor; fotografia, nota explicativa sobre a obra; nota biográfica. Quaisquer pedidos de esclarecimento adicionais podem ser apresentados por correio electrónico, telefone ou fax (musica@gulbenkian.pt; Tel: 21-782 -3000; Fax: 21-782-3041).
Estão também abertas (até 17 de Fevereiro) as inscrições para o Seminário de Composição paralelo, orientado por Emmanuel Nunes, que decorrerá entre 22 e 25 de Fevereiro, centrando-se na análise, audição e discussão das partituras intepretadas no workshop.

(Texto: Fundação Gulbenkian)