quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Workshop Gulbenkian para jovens compositores

O Serviço de Música da Fundação Calouste Gulbenkian promove a realização da 7ª edição do Workshop da Orquestra Gulbenkian para Jovens Compositores Portugueses, no exercício da sua actividade de incentivo à criação musical. O Workshop terá lugar de 11 a 20 de Março de 2009, na Sede da Fundação, e conclui com dois concertos públicos no Grande Auditório, sob a direcção de Joana Carneiro.
O Workshop realiza-se em articulação com os Seminários Gulbenkian de Composição orientados por Emmanuel Nunes. Podem candidatar-se compositores de nacionalidade portuguesa nascidos desde 1 de Janeiro de 1974, que apresentem obras ainda não executadas em público e cuja instrumentação esteja abrangida pela formação básica da Orquestra Gulbenkian (3 flautas, 3 oboés, 2 clarinetes, 3 fagotes, 4 trompas, 3 trompetes, 1 percussionista, 13 primeiros violinos, 12 segundos violinos, 9 violas, 8 violoncelos, 5 contrabaixos). Excluem-se as obras com componente electrónica. Têm consideração preferencial os compositores mais jovens, ainda sem experiência orquestral ou em início de carreira, e/ou cujas obras não tenham sido apresentadas em anteriores edições do Workshop.
As partituras devem ser entregues em condições de serem executadas e de preferência impressas.As obras apresentadas são objecto de selecção prévia da responsabilidade de uma comissão de leitura presidida por Emmanuel Nunes.
As partituras devem ser entregues na Recepção da Fundação Calouste Gulbenkian (Av. de Berna, 45-A, 1067-001 Lisboa), dirigidas ao Serviço de Música, até 15 de Dezembro de 2008, acompanhadas do curriculum vitae e da lista de obras do autor. Para qualquer pedido de esclarecimento adicional deverá ser utilizado o endereço electrónico do Serviço de Música.
(texto: Fundação Gulbenkian)